09/12/20 | São Paulo
Muito embora já existam projetos de carros elétricos movidos a energia solar e até algumas tentativas de grandes montadoras, não vimos nenhum modelo efetivamente pronto e que fosse eficiente o bastante para ser utilizado no cotidiano sem maiores problemas — pelo menos até hoje. A Aptera Motors, que havia encerrado suas atividades em 2014, volta ao mercado com um carrinho bem interessante e que pode ser uma boa opção para quem busca modernidade e zero consumo de combustível.
Com visual futurista e proposta inovadora, o Aptera promete balançar o mercado quando estiver, de fato, rodando pelas ruas dos Estados Unidos. De acordo com a fabricante, é possível rodar 64 quilômetros por dia com esse pequeno notável somente com a energia absorvida dos raios solares e que são captados por sensores no capô e teto. Apesar de também ser possível carregá-lo com energia elétrica como outros carros elétricos, é de elogiar tamanha autonomia.
Com relação ao desempenho, mais surpresas. De acordo com a ficha técnica do Aptera, ele despeja 203cv quando no modo de tração integral, indo de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Se você optar pelo modo de tração dianteira, a potência cai para 135cv, com 0 a 100 km/h em 5,5 segundos. Em ambos os casos, nada mal.
Por dentro, o Aptera aparenta ser bem tecnológico, como deve ser um carro elétrico. O acabamento é premium e há uma enorme tela no centro do painel, que deve conter todas as informações de funcionamento e mídia. Já o espaço é bem limitado, mas escancara qual é o público a ser atingido: cabem apenas duas pessoas e, segundo a montadora, um pet.
Sua construção é feita em compostos leves que, de acordo com a empresa, são mais resistentes do que o aço e que colaboram para que o carro tenha essa autonomia e desempenho. Pelas contas da Aptera, é possível rodar até 18 mil quilômetros por ano apenas com o uso da energia solar, dependendo do seu uso e da quantidade de energia coletada.
O carrinho também terá sistemas de condução semiautônoma de nível 2. Para situar o leitor do Canaltech, é algo como o Volvo XC40, que possui controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência em faixa, alerta de frenagem, frenagem automática de emergência e esterçamento automático para algumas situações.
De acordo com a Aptera Motors, o Aptera pode ser adquirido em quatro versões, cada uma com sua autonomia específica: 250, 643, 965 e 1609 quilômetros, por preços que variam de US$ 25.900 a US$ 46 mil.
A previsão do início das entregas é em meados de 2021.