Encontro discute potencial de crescimento da produção de energia solar no Paraná

11/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gazeta do Povo

O Paraná está na sexta posição no ranking nacional em produção de energia solar. O estado responde por 5,2% da geração própria de energia solar do país. São 40.943 conexões operacionais, espalhadas por 394 cidades, ou seja, 98,7% dos 399 municípios paranaenses.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Atualmente, são 50.965 consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia por conta da produção dos painéis fotovoltaicos. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo a entidade, esses números podem crescer. O tema será pauta do ABSOLAR Meeting, que acontece em Curitiba, na terça-feira (15). A iniciativa é da ABSOLAR e da fintech Meu Financiamento Solar. “O Paraná tem a melhor irradiação do Sul do país, com destaque para as regiões Norte, Noroeste e Oeste”, diz a coordenadora da ABSOLAR no Paraná e CEO da Ribeiro Solar, Liciany Ribeiro.

A cidade de Maringá lidera o ranking da geração distribuída no estado (5,3% da potência instalada), seguida dos municípios de Foz do Iguaçu (4,8%), Londrina (4,8%), Cascavel (4,0%) e Toledo (3,7%). A capital Curitiba aparece na 6ª posição do ranking, correspondendo a 2,6% da potência instalada no Paraná.

Estão na frente do Paraná neste setor, por ordem: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.

O ABSOLAR Meeting tem como público alvo empresários que atuam neste setor, com o objetivo de fomentar novos negócios, mas é aberto também à participação de consumidores que tenham interesse em investir na geração de energia fotovoltaica. É gratuito para os associados da ABSOLAR e tem custo de R$ 100 para o público em geral.

Serviço:

ABSOLAR Meeting

Curitiba

Data: 15 de março

Horário: das 9h às 18h

Local: Grand Mercure Rayon – Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, Curitiba -PR.