Energia eólica e solar possuem o armazenamento mais barato

14/12/20 | São Paulo

Mercado de Energia Elétrica 

A energia eólica e a solar continuarão a ser as fontes mais baratas de nova geração de eletricidade no futuro previsível, mesmo quando o custo de armazenamento e nova infraestrutura de rede forem levados em consideração, concluiu o último relatório CSIRO GenCost.

O CSIRO publicou um esboço de consulta de sua última avaliação GenCost, que estima e compara o custo nivelado de diferentes tecnologias de geração de eletricidade, descobrindo que as novas tecnologias de energia renovável continuam a fornecer energia de menor custo.

A última avaliação mostra que a energia eólica e solar continuam a fornecer as fontes mais baratas de nova capacidade de geração de eletricidade – com cada uma mantendo essa classificação em 2030, mesmo quando a nova infraestrutura de rede de transmissão e armazenamento de energia são levados em consideração.

A avaliação GenCost – que é feita em conjunto com o Australian Energy Market Operator – estima que o custo nivelado de novos projetos eólicos e solares provavelmente cairá para menos de US $ 50 por MWh em um futuro próximo.

Ele estima que os custos adicionais de nova infraestrutura de rede e armazenamento de energia acrescentariam – no máximo – mais US $ 29 por MWh aos custos de energia, mesmo em um cenário com até 90 por cento de penetração de energia renovável. Em praticamente todos os cenários, os custos combinados de energias renováveis, armazenamento e redes ainda seriam mais baratos do que a geração de gás ou carvão.

O economista-chefe de energia da CSIRO, Paul Graham, diz que a última iteração do relatório GenCost considerou os custos de tecnologias de armazenamento e investimento na rede de transmissão que seriam necessários para apoiar as diferentes fontes de energia avaliadas em mais detalhes.

"Os relatórios anteriores do GenCost adicionaram valores arbitrários de custos de armazenamento, mas este ano usamos um modelo do sistema de eletricidade que otimiza a quantidade de armazenamento necessária e também inclui despesas adicionais de transmissão", disse Graham.

"Mesmo levando em consideração esses custos extras de integração do sistema, a energia solar fotovoltaica (PV) e a eólica continuam a ser as novas fontes de eletricidade mais baratas para qualquer parcela esperada de energias renováveis ??na rede – algo entre 50% e 100%.