17/03/22 | São Paulo
Reportagem publicada pelo Jornal da Região
A Prefeitura de Itupeva está desenvolvendo ações sustentáveis na cidade e iniciou um novo projeto que se trata da instalação de energia fotovoltaica no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida
Essa iniciativa faz parte de uma parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), sem custos para o município, contemplando a área da saúde. “Essa intermediação ocorreu através de um pedido direto ao gerente da companhia, que logo se prontificou a realizar estudo e implantação deste projeto no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Com isso, hoje temos o primeiro prédio público que possuirá energia sustentável, renovável e limpa”, afirma o prefeito Marcão Marchi.
“A energia solar fotovoltaica é uma das fontes de energia renovável que mais vem crescendo no País e no mundo, pois é produzida através de luz solar e pode ser gerada mesmo em dias nublados ou chuvosos, sendo obtida a partir da conversão da energia solar em eletricidade, por meio da tecnologia baseada no efeito fotovoltaico”, explica o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Kleberson Renato da Silva.
A implantação deste equipamento está em ritmo acelerado, com estimativa de conclusão para até 45 dias. “Com a instalação concluída, além da questão sustentável, o hospital passará a ter uma economia financeira”, concluiu o secretário.
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar
Políticas públicas para catalisar o desenvolvimento da energia solar no Brasil