Energia solar avança no Mato Grosso e atinge 300 megawatts de geração distribuída

10/12/20 | São Paulo

Folha do Bico 

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Mato Grosso acaba de ultrapassar a marca de 300 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída a partir da fonte solar. O estado ocupa a quarta posição no ranking estadual da geração distribuída solar fotovoltaica no Brasil.

O estado mato-grossense possui atualmente 18.516 sistemas em operação, que abastecem 18.753 consumidores, espalhados por 140 cidades. Ou seja, 99,3% dos 141 municípios mato-grossenses já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

Um dos destaques do Mato Grosso é o município de Cuiabá, que ocupa a segunda posição no ranking das cidades brasileiras em geração fotovoltaica distribuída, além de liderar no estado com 48,4 MW operacionais e 1,1% de toda a produção nacional no Brasil nesta modalidade.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado mato-grossense possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da energia solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região”, comenta.

Para Sauaia, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos os estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui.