Energia solar deverá eclipsar os combustíveis fósseis à medida que o mundo passa do ‘ponto de inflexão’, revela estudo

19/10/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Portal G7

A energia solar atingiu um “ponto de inflexão irreversível” que a tornará a principal fonte de energia do mundo até 2050, de acordo com um novo estudo.

Investigadores da Universidade de Exeter e da University College London analisaram os recentes avanços tecnológicos e económicos para determinar que a transição para a energia limpa não é apenas alcançável, mas inevitável.

“O recente progresso das energias renováveis ​​significa que as projeções dominadas pelos combustíveis fósseis já não são realistas”, disse Femke Nijsse, da Universidade de Exeter.

“Usando três modelos que rastreiam feedbacks positivos, projetamos que a energia solar fotovoltaica dominará o mix energético global até meados deste século.”

Ainda podem surgir barreiras para dificultar esta tendência positiva, observaram os investigadores, incluindo a resistência política dos anti-ambientalistas e a falta de financiamento para a energia solar nos países em desenvolvimento.

“A energia solar é o recurso energético mais amplamente disponível na Terra e a sua atratividade económica está a melhorar rapidamente num ciclo de investimentos crescentes”, escreveram os investigadores num estudo que detalha as suas descobertas.

“Descobrimos que, devido às trajetórias tecnológicas postas em movimento pelas políticas anteriores, um ponto de inflexão solar global irreversível pode ter passado, onde a energia solar passa gradualmente a dominar os mercados globais de eletricidade, sem quaisquer políticas climáticas adicionais.”

O estudo, intitulado ‘O impulso da transição da energia solar’, foi publicado na revista Comunicações da Natureza

O progresso tecnológico com células solares contribuiu para novas projeções de que a energia solar será a principal fonte de energia global até 2050

A investigação mais recente surge menos de um mês depois de um instituto de investigação com sede em Berlim ter calculado que a energia gerada por combustíveis fósseis deixará de ser economicamente viável nos próximos 30 anos devido à queda vertiginosa dos custos da energia solar, das baterias e de outras tecnologias renováveis.

O Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change (MCC) concluiu que a transição para as energias renováveis ​​era “mais barata do que o esperado” e poderia tornar os combustíveis fósseis obsoletos até 2050.

“Este é um cenário extremamente optimista – mas ilustra que o futuro está aberto”, observou o investigador do MCC Felix Creutzig. “A ciência climática, que fornece orientação aos decisores políticos nos seus modelos de cenários, deve reflectir o progresso técnico tão fielmente quanto possível.”

O Reino Unido registou um ano recorde para as energias renováveis ​​no ano passado e está no bom caminho para fazer o mesmo em 2023, após a instalação de novas centrais solares e eólicas.

A energia eólica, solar, de biomassa e hídrica gerou 40% da eletricidade do país em 2022, de acordo com números compilados pelo Imperial College London, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.