28/02/20 | São Paulo
Segundo as projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o mercado de energia solar distribuída irá atrair R$16 bilhões em investimentos no Brasil em 2020.
O cenário é favorável para o empreendedorismo, sendo hoje apenas 14 mil empresas de energia solar para atender um público de mais de 80 milhões de consumidores de energia. Atuando com os sistemas fotovoltaicos residenciais e comerciais, as empresas integradoras respondem por todo o processo de venda, desde a elaboração do projeto até a conexão com a rede de energia.
Para ingressar no mercado não é necessário formação na área e os modelos de franquia são uma boa opção para o empresário que não sabe como montar uma empresa de energia solar. Oferecendo treinamento e suporte para a operação do franqueado, as franqueadoras garantem exclusividade de região e os ganhos podem chegar ao sete dígitos já no primeiro ano.
Formado em administração, José Guilherme é um caso de empresário que obteve sucesso no mercado de energia solar através de franquia, localizada na cidade na cidade de Barueri – SP. Com 17 sistemas vendidos em apenas 4 meses de operação, ele viu seu negócio decolar e atingir um faturamento total de R$16 milhões nos dois primeiros anos. Casos como este são cada vez mais comum e, segundo estimativa do Sebrae, serão novas 5 mil empresas de energia solar abertas no Brasil em 2020.
O volume ainda é pouco quando comparado a demanda do mercado, sendo mais de 3,5 novos Gigawatts (GW) de capacidade solar distribuída estimados para este ano pela ABSOLAR. Isso representa um salto de mais que o dobro da capacidade instalada final do segmento em 2019, aproximadamente 1,9 GW segundo os dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Com o trabalho de novos empreendedores e empresas, o público de brasileiros com energia solar deverá atingir 1,3 milhão até 2029, segundo a projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).