Energia solar em foco

16/09/20 | São Paulo

Máquinas e Inovações Agrícolas 

Como a energia solar fotovoltaica pode ser uma grande oportunidade para os produtores rurais foi o tema de abertura do segundo dia da Agrishow Experience, que debate a tecnologia e a inovação. O evento digital contou com a participação de Guilherme Micoanski (gerente Regional de Vendas da Renovigi), Robson Lopes (coordenação-geral de Crédito a Agricultura Familiar-CGCRAF do Ministério da Agricultura) e Gabriel Aidar (gerente de Relacionamento e Fomento da Área de Operações e Canais Digitais BNDES), com moderação do presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.

O presidente da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, destacou os pontos positivos da energia solar fotovoltaica para a agricultura, que se estendem ao meio ambiente, por se tratar de fonte limpa, renovável e sustentável. Além disso, ele lembrou que ela contribuiu diretamente para as metas de redução de emissões do País (NDC), uma vez que não emite gases, líquidos ou sólidos durante a operação. Do lado do produtor, também foi apontado o fato dessa fonte reduzir em até 90% os gastos com conta de energia.

Nos últimos anos, painéis fotovoltaicos tiveram uma queda de preço, o que motivou um crescente investimento na adoção deste tipo de sistema. O número de instalações contendo painéis solares em propriedades rurais no Brasil ainda é baixo, porém com o disparo cada vez mais comum do preço da energia elétrica, a expectativa é que o agricultor passe a olhar com bons olhos a oportunidade de migrar para um sistema movido a energia solar.

O webinar discutiu e apontou oportunidades de financiamentos para a instalação de energia solar no campo, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), em que o produtor pode adquirir painéis de até R$ 165 mil, com taxas de juros a partir de 2,75% ao mês, conforme Gabriel Aidar, gerente de Relacionamento e Fomento da Área de Operações e Canais Digitais BNDES. O executivo disse que produtores de médio porte também podem se beneficiar de linhas dentro da instituição, com esse objetivo, como o Pronamp (financiamento para custeio e investimentos dos médios produtores rurais em atividades agropecuárias), com crédito de até R$ 430 mil e taxas de juros a partir de 6% ao ano.