08/09/20 | São Paulo
Energia solar fotovoltaica cresce 140% no estado de SP
A potência instalada de energia solar no estado de São Paulo apresentou um crescimento expressivo de janeiro a agosto deste ano. É o que apontou um levantamento exclusivo realizado pelo Canal Solar com base em dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Nos primeiros oito meses de 2020, a energia fotovoltaica no estado atingiu 196 MW de potência, uma alta de 140% frente aos 82 MW do mesmo período do ano passado.
“São Paulo é mais um dos estados brasileiros que tem registrado um crescimento bastante significativo da expansão da geração distribuída nesse período, mesmo diante de todos os desafios trazidos com a pandemia da Covid-19. É um número bastante positivo e que mostra o potencial e a resiliência do setor solar num período de crise”, disse Bárbara Rubim, vice-presidente de GD da ABSOLAR.Porém, a advogada destacou que alguns pontos devem ser considerados. "Por exemplo, muito das instalações que estamos vendo que compõem esses dados são frutos de vendas que foram feitas no final do ano passado, quando o mercado também começou a passar por um processo de aquecimento, até mesmo, motivado por uma perspectiva de encerramento da Revisão da 482”, ressaltou Bárbara.
De acordo com levantamento realizado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o estado de São Paulo está na terceira colocação do ranking de GD (geração distribuída) solar no Brasil, representando 12,8% da potência instalada no país.
Crescimento em outros estados
O estado de Minas Gerias, por exemplo, que lidera o ranking de GD, de janeiro a agosto deste ano a energia solar atingiu 292 MW, uma alta de 40% com relação aos 135 MW do mesmo período de 2019. Já o Rio Grande do Sul, que aparece na segunda colocação do ranking, alcançou 177 MW, um crescimento de 70% frente aos 103 MW dos primeiros oito meses do ano passado.