Energia solar gera mais de 1,2 mil empregos no Acre

23/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pela A Gazeta do Povo

O Acre possui atualmente mais de 3,8 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 21 cidades, ou 95,5% dos 22 municípios da região. Atualmente, são mais de 4,2 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica. Os dados são da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Os acreanos contam com um excelente potencial para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica por meio da geração própria. O estado possui 42,1 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Acre a atração de mais de R$ 210 milhões em investimentos, gerando mais de 1,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 70 milhões aos cofres públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Acre coloca o estado na vigésima quinta posição do ranking nacional da Absolar. Para Edlailson Pimentel da Silva, coordenador estadual da associação, o avanço da energia solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país e ajuda a reduzir a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“Como muitos estados da região Norte do país ainda dependem dos combustíveis fósseis, mais caros e poluentes, para suprimento de eletricidade dos cidadãos e do setor produtivo, o crescimento da energia solar no Acre tem sido fundamental para melhorar a qualidade da energia elétrica no território acreano”, comenta. Segundo ele, a energia garante “mais segurança, autonomia e independência aos consumidores a partir de uma fonte limpa e renovável”.