Energia solar: geração em telhados e pequenos terrenos alcança os 497 municípios do RS

10/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Gaúcha ZH

Com 89 mil conexões, a importante marca para o setor foi atingida no mês passado

O Rio Grande do Sul passou a ter geração de energia solar em telhados e pequenos terrenos em todos os seus 497 municípios. O único que faltava era Aceguá, que registrou uma instalação no último dia 14 de outubro, conforme registro no sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a atualização do mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Rio Grande do Sul é o terceiro Estado brasileiro com maior potência na geração própria. Ele segue disputando com São Paulo o segundo lugar. Na liderança do ranking, figura sempre Minas Gerais.

Aqui no Estado, já são 894,7 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Com isso, os gaúchos respondem por 12,2% de todo o parque brasileiro de energia solar na modalidade. São cerca de 89 mil conexões, com 111.751 consumidores com redução na conta de luz.

– Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 4,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 26,8 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos – estima Mara Schwengber, coordenadora da ABSOLAR no Rio Grande do Sul e diretora Solled Energia.

Quem instala energia solar zera a conta de luz? Clique na foto para saber mais (Foto: Roni Rigon / Agencia RBS)