Energia solar irá abastecer 500 poços no Nordeste

30/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Canal Solar

Paraipaba (CE) está investindo em tecnologia sustentável para abastecer comunidades que necessitam de água

A energia solar está auxiliando comunidades do Nordeste brasileiro a terem acesso à água potável. Isso porque no interior do Ceará, no município Paraipaba, a fonte fotovoltaica está gerando energia, possibilitando que poços profundos sejam perfurados, abastecendo a população local que necessita de recursos hídricos.

O projeto, realizado em parceria com o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), além de resolver os problemas ocasionados pela falta d’água, contribuirá para que a população da região economize no custo com energia elétrica.

Segundo a prefeita do município, Ariana Aquino (Republicanos), a ideia é perfurar 500 poc¸os durante os quatro anos de gesta~o. Em janeiro e fevereiro, já foram perfurados cinco. “Passo a passo no´s vamos construindo o futuro”, destacou.

Ademais, ressaltou que a prefeitura está instalando novas bombas em locais onde foram perfurados poços, que estavam inativos em locais estratégicos da cidade.

Pensando em uma alternativa para ajudar a solucionar a seca do Nordeste, o Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do DNCOS, está instalando poços artesianos para levar água a moradores de zonas rurais.

Em lugares em que a rede elétrica não está próxima aos poços perfurados, a energia solar é uma solução viável e sustentável. Nestes locais, estão sendo utilizados painéis fotovoltaicos para o funcionamento das bombas e sistemas e beneficiar a população.