Energia solar já evitou a emissão de 12,5 milhões de toneladas de CO2

07/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Panorama Offshore

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), desde 2012 cerca de 12,5 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na geração de eletricidade no país e houve economia nas hidrelétricas por conta da energia solar. A declaração foi dada na COP26, Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, em Glasgow, Escócia.

Além de ser uma energia limpa e renovável, a utilização da energia solar possui diversos benefícios para a economia e meio ambiente, e possibilita economia de água nos reservatórios das hidrelétricas. Outro ponto importante é que o equipamento pode ser reciclado.

O Brasil possui um dos melhores recursos solares mundiais, fazendo com que se torne exemplo de produtividade no setor. Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o avanço da energia solar nopaís possui papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Brasil.

Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, reforçou que a geração desse tipo de energia além de produzir competitividade e ser acessível, é de instalação rápida e ajuda a aliviar o bolso dos consumidores, tornando-se assim, uma excelente alternativa para a redução e gastos com energia.