Energia Solar na Amazônia: CMA implementa planta fotovoltaica para comunidade indígena

25/06/23 | São Paulo

Publicado em Defesa em Foco

Em uma importante ação de preservação ambiental e eficiência energética, o Comando Militar da Amazônia (CMA) está promovendo a instalação de uma planta fotovoltaica…

O Comando Militar da Amazônia realiza uma ação inovadora de preservação ambiental e eficiência energética, levando energia solar para a comunidade indígena Baniwa, no coração da Amazônia

Em uma importante ação de preservação ambiental e eficiência energética, o Comando Militar da Amazônia (CMA) está promovendo a instalação de uma planta fotovoltaica na região da Cabeça do Cachorro, em São Gabriel da Cachoeira-AM. O projeto visa fornecer energia limpa, sustentável e de baixo impacto ambiental para a comunidade indígena Baniwa, localizada nas proximidades da fronteira entre Brasil e Colômbia.

Parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) , uma instituição financiada pela usina elétrica de Itaipu, reconhecida por suas pesquisas e projetos inovadores. Os equipamentos para a instalação da planta foram adquiridos por empresas parceiras e adaptados no PTI para atender às necessidades da região amazônica.

Transporte dos Equipamentos e Início da Operação

Os equipamentos para a instalação da planta fotovoltaica já estão a caminho de São Gabriel da Cachoeira. O transporte foi iniciado em Foz do Iguaçu e seguirá até Manaus, de onde serão transportados até a comunidade Baniwa. A previsão é que o projeto esteja em pleno funcionamento até o final de julho, garantindo energia elétrica constante para a comunidade, inclusive durante a noite.