Energia solar no Rio Grande do Norte está em plena expansão e estado já contabiliza 25 grandes usinas fotovoltaicas

08/03/21 | São Paulo

Reportagem publicado no InfoSolar


Mesmo com a pandemia, o Rio Grande do Norte fechou o ano de 2020 com 25 grandes usinas solares fotovoltaicas contratadas, que somadas terão 943 megawatts (MW) de potência instalada, o que representa um aumento de 257% em número de empreendimentos e 210% de potência contratada em relação a 2019.

Somente no ano passado, o Estado conseguiu captar mais de R$ 2,043 bilhões em investimentos no setor solar, que serão implementados nos próximos três anos em projetos serão instalados nos municípios de Assu, Jandaíra, Lagoa Nova, Lajes, Pedro Avelino, Serra do Mel e Touros.

O Estado encerrou o ano de 2020 com saldo positivo de empregos, que vão aumentar ainda mais com os investimentos que serão injetados no Estado, especialmente no setor de geração de energias renováveis.

Jaime Calado, titular da Sedec/RN, lembra que uma iniciativa importante para atrair investimentos foi dar andamento ao Atlas Eólico e Solar, que vai medir a capacidade do Estado, tanto em terra quanto no mar, avaliando os ventos em até 200 metros de altura e o nível de incidência de irradiação solar. “Esses dados em tempo real são oferecidos às empresas, investidores e instituições durante dez anos”, explica.

Rio Grande do Norte lidera a produção nacional em energia eólica. O setor encerrou 2020, com 93 projetos contratados, o que representa um aumento de 66% em relação ao número de projetos acertados no início de 2020. Mais de R$ 5 bilhões serão investidos até 2026. Dos projetos contratados, 32 parques já estão em fase de obras, contribuindo para manter a liderança nacional do RN na geração de energia eólica.

Agora, Estado prepara-se para a instalação do primeiro parque de geração de energia eólica no mar (offshore) no litoral potiguar. A responsável pelo projeto é a empresa Bi Energia, que atua no Ceará, desde 2016 operando o parque eólico marítimo com 59 torres num investimento de 1 bilhão de euros. O projeto vai contemplar a produção de 3,1 megawatts/ano numa área de 300 quilômetros quadrados na costa dos municípios de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

O Grupo Enel, Enel Green Power Brasil Participações Ltda. (“EGPB”), também iniciou a construção do Parque Eólico de Cumaru, com potência instalada de 206 megawatts, em São Miguel do Gostoso e um investimento de 184 milhões de dólares.

“Estamos aumentado nossa capacidade, inclusive através de investimentos como esses. E temos uma capacidade extraordinária de ampliar isso”, afirmou a governadora, professora Fátima Bezerra.