Energia solar no RS tem a segunda maior potência instalada de geração distribuída entre os estados

19/10/20 | São Paulo

Portal de Notícias 

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Rio Grande do Sul tem a segunda maior potência instalada de energia solar na geração distribuída entre os estados brasileiros.

De acordo com a entidade, o território gaúcho possui 463,9 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, o que correspondem a 12,5% do total instalado da tecnologia fotovoltaica na modalidade no País.

O estado gaúcho possui atualmente 40.633 sistemas em operação, que abastecem cerca de 49.670 consumidores, espalhados por 494 cidades. Ou seja, 99,4% dos 497 municípios gaúchos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

Para Mara Schwengber, coordenadora estadual no Rio Grande do Sul da ABSOLAR, a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica.

– O estado gaúcho possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região – comenta.

Segundo o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros.

– A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta – conclui Sauaia.