Energia solar residencial está mais barata, aponta Greener

08/09/20 | São Paulo

Canal Solar 

Energia solar residencial está mais barata, aponta Greener

Você já pensou em instalar energia solar na sua casa? De acordo com último estudo de mercado realizado pela Greener, empresa de consultoria e pesquisa, o preço de um sistema fotovoltaico de menor porte está mais barato no Brasil.

O levantamento apontou que, desde junho de 2017, os equipamentos para sistemas solares residenciais ficaram cerca de 27% mais rentáveis.

A queda foi resultado da contenção nos preços de serviços de instalação, que caíram 18% no Brasil, o que provavelmente ocorreu devido a uma redução das margens de lucro da empresas do segmento para compensar a alta do dólar.

De acordo com a Greener, a significativa redução dos preços de módulos fotovoltaicos no mercado internacional deverá ajudar a atenuar os efeitos do câmbio no terceiro e quarto trimestre de 2020.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica),a energia solar é competitiva e poucos investimentos são tão rentáveis quanto um sistema fotovoltaico. “A tarifa da energia elétrica do Brasil é uma das mais caras do mundo, o que tem levado, de forma constante, muitos consumidores a utilizar a tecnologia”, destacou.

Um dos consumidores que está usando energia solar em casa é o empreendedor Marco Aurélio Quirino, que instalou em sua residência, localizada na cidade de Maringá (PR), 26 painéis fotovoltaicos, com uma geração de 14.835 kWh por ano.

Desde junho de 2017, os equipamentos fotovoltaicos ficaram cerca de 27% mais baratos

Payback

Outro dado revelado pelo estudo foi a diminuição no prazo de retorno do investimento para o consumidor. De acordo com a Greener, o payback de um sistema residencial caiu 4,6% em relação ao último levantamento.

Nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, líderes em potência instalada, a redução foi de 2,9%, 3,6% e 6,1%, respectivamente. A consultoria afirma que o motivo é a constante inflação no preço da energia no Brasil, que aumenta a economia gerada pelo sistema na conta dos consumidores e reduz o prazo para amortização do seu investimento.

Sobre a pesquisa

A Greener entrevistou mais de 2 mil empresas entre 21 de maio e 30 de junho, além de 410 usuários finais e 33 desenvolvedores de grandes usinas GD. A consultoria estima que existem 14.200 empresas integradoras no setor fotovoltaico.