05/10/17 | São Paulo
A energia solar como vetor de desenvolvimento social será tema de audiência pública interativa na Comissão Senado do Futuro (CSF) na quinta-feira (14), às 9h. A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF).
O Brasil tem grande potencial para produção de energia solar, segundo os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que lançaram em junho a segunda edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar. O levantamento mostrou que do Nordeste ao Pantanal há condições de ampliar a capacidade produtiva desse tipo de energia limpa.
Para tratar do tema, foram convidados o presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Rodrigo Sauaia; o secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Flask Lucero; o presidente do FNDE/MEC, Silvio de Sousa Pinheiro.
Também participará da audiência pública o deputado estadual de Tocantins, Alan Barbiero, um dos idealizadores do Programa Palmas Solar, no qual a prefeitura de Palmas concede descontos no IPTU para quem aderir ao sistema de energia solar fotovoltaica, que converte os raios do sol em energia elétrica limpa.
A audiência pública ocorrerá no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no prédio do Interlegis.
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar