Energia solar vai se tornar cada vez mais comum, diz especialista

08/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela CNN Online

Em entrevista à CNN, o coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Guilherme Susteras, falou sobre o crescimento da energia solar no Brasil

O especialista destacou que a área praticamente dobra de tamanho todo ano. “Isso muito por conta do aumento das tarifas de energia e da redução do custo da tecnologia, fazendo com que os sistemas sejam cada vez mais viáveis para o maior número de pessoas e empresas”.

Guilherme apontou que a energia solar tem se democratizado: “Mais de metade dos novos sistemas são investimentos de famílias de classe C e D”.

Entre os benefícios da energia solar, ele destacou que são sociais, econômicos e ambientais. “Redução do uso das termas elétricas, evitar investimento em novas linhas de transmissão e distribuição, redução das perdas, geração de emprego e renda”.

Segundo ele, o Brasil foi 4º país que mais investiu em energia solar no ano passado, no entanto, ainda está abaixo dos 10 países que mais tem energia solar instalada, atrás de países como Coreia do Sul e Vietnã que são muito menores.

Neste ano houve a sanção do novo marco legal da geração próprio de energia. Guilherme apontou ser fundamental que o Ministério de Minas e Energia siga as diretrizes de cálculo para os benefícios da geração solar distribuída.

“Isso é importante porque existe uma discussão sobre como e quanto as pessoas que possuem os próprios painéis solares deveriam pagar para a concessionária de energia pelos usos das redes. Obviamente, elas pedem uma cobrança muito mais alta”.