Energias renováveis em edificações serão abordadas no maior encontro da construção verde da América Latina

10/10/17 | São Paulo

TN Petróleo

O setor de energias renováveis vem apresentando expansão nos últimos anos. Um levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostra que a participação de renováveis na matriz energética brasileira passou de 39,4% em 2014 para 41,2% no ano passado. No caso da oferta de energia eólica, a variação foi de 2% para 3,5% na comparação entre 2014 e 2015; já a de energia solar passou a representar 0,01% da matriz renovável em 2015.

O assunto também é pauta quando se trata das edificações verdes. O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), entidade que completa 10 anos na formação de uma comunidade em torno de edificações sustentáveis no país, realizará, em agosto a 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. O evento reunirá as mais modernas tecnologias e soluções para este mercado e apresentará em seu congresso importantes nomes ligados à eficiência energética, entre eles Sandro Yamamoto, da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Leonardo Sant’Anna, da Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (ABRAGEL), Rodrigo Lopes Sauaia, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Fernando Lopes, do Instituto Totum, além de Mário Sérgio F. de Vasconcelos, da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) que vão discutir sobre as linhas de financiamento para o setor.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) também contará com um espaço no evento para falar sobre o Projeto 3E, que tem como objetivo influenciar e desenvolver o mercado de eficiência energética em edificações comerciais e públicas, visando contribuir com a economia de até 106,7 TWh de eletricidade nos próximos 20 anos e com a redução de emissões de gases de efeito estufa em até 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono (tCO2).

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil e presidente do Comitê dos GBCs das Américas pelo World Green Building Council, o tema já é realidade no país. “E o evento tem por objetivo mostrar, além das tecnologias, os benefícios ambientais e até mesmo econômicos, para que a energia renovável seja, cada vez mais, parte do planejamento de novas construções”, comenta o executivo.

O GBC Brasil tem o objetivo de acelerar a geração e o consumo de energia em edificações existentes e promover o conceito de Net Zero Energy Building (autossuficiência em energia) nas construções novas até 2030 e em todas as edificações até 2050, em consonância com os compromissos firmados entre o GBC e membros no COP Paris. Com isso em vista, lançará, durante a Greenbuilding Brasil 2017, a Certificação Net Zero Energy Building sobre autossuficiência energética em construções, “o que deverá impulsionar ainda mais esse mercado”, comenta Faria. Hoje, 90% das certificações de energias renováveis no Brasil, são para prédios LEED.

Energia renovável também para o evento – O GBC Brasil está comprando 130 REC'S (Certificado de Energia Renovável ou Renewable Energy Certificates) de energia renovável solar (painel fotovoltaico) que serão a fonte de abastecimento de energia para toda a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo. Um REC é a prova de que 1 MWh (um megawatt hora) foi injetado no sistema a partir de uma fonte de geração de energia renovável. De modo geral, a certificação LEED incentiva o desenvolvimento de mercados baseados em energia renovável, estimulando os projetos a comprarem REC’S com certificação do programa do Green-e. Este programa rastreia a geração e aquisição de energia renovável no Brasil e certifica a compra. A feira vai contar com um lounge de Net Zero Energy, que será abastecido por uma árvore fotovoltaica, ilustrando o conceito.

O evento se destina aos profissionais de áreas como arquitetura, engenharia, design, associações e instituições socioambientais, desenvolvimentos sustentável, habitação de interesse popular, planejamento urbano, entidades governamentais e outros. Este ano, contará com mais de 70 Sessões Educacionais (palestras de todos os níveis técnicos), além da exposição de soluções sustentáveis e novas tecnologias, ações e atividades de engajamento e visitas técnicas em edifícios de destaque no mercado e de eventos de networking.

Em sua última edição, em 2016, a feira recebeu mais de 14 mil visitantes brasileiros e estrangeiros, 1400 congressistas, 135 palestrantes nacionais e internacionais, e 50 expositores e patrocinadores. Para 2017, a organização está preparando um evento ainda maior e espera receber mais de 20 mil visitantes.

Realizado pela Informa Group, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo conta com o Patrocínio Diamante da BLOK, Patrocínio Platina Honeywell e Saint-Gobain, Patrocínio Ouro da Marcetex, Patrocínio Prata da AkzoNobel, Expancel, CTE, Eastman, LIV, RainBird e Sunew, Patrocínio Bronze da Santa Luzia além do apoio de importantes associações do setor como ABAL, ABGD, ABIESV, ABILUMI, ABRALIMP, ABRAVA, ANAMMA e ASBEA. Assim como no último ano, será realizada simultaneamente e com uma área de exposição comum à feira High Design – Home & Office Expo. A parceria entre estes dois eventos cria um encontro mais forte e abrangente para os setores de Arquitetura, Engenharia, Construção e Design.

Serviço

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo 2017

Data: 8 a 10 de agosto de 2017

Local: São Paulo Expo

(Rod. dos Imigrantes, 1, Parque do Estado, São Paulo)

Informações e credenciamento pelo site: http://expogbcbrasil.org.br/