Energias renováveis estarão em discussão em Curitiba

16/10/17 | São Paulo

Diário Indústria & Comércio

Ocorre de 18 a 20 de outubro, a 4ª edição da Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy CIEI&EXPO 2017, no Espaço de Exposições Horácio Coimbra na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

Hoje, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a matriz energética brasileira é composta por pouco mais de 40% de energias renováveis, entre elas a energia solar e eólica. Com a escassez dos recursos naturais, cada vez mais as energias alternativas são apontadas como novas soluções.

Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2024, produzido pelo governo federal, a estimativa é que a geração de energia eólica passe dos atuais 7% para 12%. Já a energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), nos últimos dois anos cresceu 447,78% e hoje conta com 10 mil sistemas solares fotovoltaicos operacionais instalados. 

Maior evento do sul do país em energias renováveis, a conferência colabora para o desenvolvimento de novas fontes de energias renováveis, geração distribuída e eficiência energética. “Desde a primeira edição da conferência, nós percebemos que a sociedade e todos os seus atores começaram a se convencer da necessidade das fontes alternativas de energia.

O investimento na geração de novas energias impacta na redução de custos e isso gera mais competitividade e produtividade para uma empresa”, observa Celso Kloss, diretor-superintendente da Paraná Metrologia, organizadora do evento.  Com a participação de empresários, gestores públicos, membros de agências e entidades de governo, fabricantes, fornecedores, instaladores, consultores, professores, pesquisadores, alunos e consumidores, serão discutidas possíveis ações e projetos para a expansão e regulamentação das energias renováveis. “A conferência nós ajuda a mobilizar profissionais, pesquisadores e consumidores a debater esse tema.

Além disso, o evento é um grande instrumento para trocas de experiências entre empresas, estados e países”, considera Julio Felix, diretor-presidente da Tecpar, promotora do evento.  A programação conta com painéis sobre geração distribuída e armazenamento de energia, eficiência energética em residências, comércio e indústria, futuro das energias renováveis e incentivos e políticas públicas para o setor. Os temas ressaltam a importância da expansão das fontes alternativas de energia. “O Paraná é um estado inovador e queremos criar uma governança que auxilie na promoção de políticas públicas que estimulem novas alternativas para fontes de energia”, comenta João Carlos Gomes, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), também promotora do evento.

A conferência contará ainda com exposição dos principais fornecedores de tecnologia, produtos e serviços do setor e apresentação de pesquisas científicas, com participação das universidades. “A energia é um insumo estratégico para a sociedade contemporânea e seu desenvolvimento depende diretamente do avanço das pesquisas científicas na área. Isso é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios, soluções de problemas econômicos e formação de novos profissionais e pesquisadores”, diz o professor Thulio Cícero Guimarães Pereira, responsável pelo comitê científico do evento.

Os temas das pesquisas abrangem fontes renováveis, redes inteligentes, eficiência energética, cidades inteligentes e políticas públicas. Data: 18 a 20 de outubro | Horário: 8 às 17h30. Local: Centro de Eventos da Fiep – Comendador Franco (Avenida das Torres), 1.341.Entrevistados: promotores do evento – Júlio Felix – diretor-presidente do Tecpar  e João Carlos Gomes – secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná – Seti  organizador do evento – Celso Kloss – diretor-superintendente da Paraná Metrologia Assessoria de imprensa: Expressa Comunicação (41) 3029-4038|3233-3032|99981-0025Camile Triska e Kristiane Rothstein