16/09/20 | São Paulo
Por Mateus Badra
Engie fecha parceria para construção de sete usinas fotovoltaicas
A Engie, uma das maiores geradoras privadas de energia do Brasil, fechou uma parceria com a BC Energia, especializada em empresa de geração renovável, para a implantação de sete usinas solares.
As plantas, que destinam-se à modalidade de GD (geração distribuída) fotovoltaica, serão construídas nos estados de Goiás e Minas Gerais e no Distrito Federal. A capacidade total das usinas será de 10,8 MWp.
De acordo com a empresa, as usinas adicionarão 21 GWh/ano à capacidade de geração de energia instalada da BC Energia, que chegará a 35,5 GWh em 2021.
Das sete unidades, três serão construídas em Goiás, que somarão mais 4,6 MWp no estado. Já no DF serão construídas duas plantas, que, juntas, terão 3 MWp. E mais outras duas serão implantadas em Minas Gerais.
“A parceria com a BC Energia está em linha com os propósitos da Engie de contribuir para promover a sustentabilidade, descentralização e descarbonização na geração e em soluções na área de energia”, disse Leonardo Serpa, diretor-presidente da Engie Soluções
“Nossa estratégia é liderar a transição energética em curso. Além disso, a geração solar distribuída é uma alternativa renovável e a custo competitivo para diversos segmentos”, destacou Serpa.
Goiás atinge marca de 200 MW
Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica),o estado de Goiás atingiu a marca de 200 MW de potência instalada de GD fotovoltaica. São 12.942 sistemas conectados, abrangendo 231 municípios com pelo menos um sistema solar.
Em 2017, a ABSOLAR construiu com o governo do estado o Programa Goiás Solar, iniciativa que virou referência nacional para o incentivo à energia solar. Naquele ano, Goiás estava em 14º lugar no ranking estadual de GD. Agora, já saltou para a 6ª posição.
De acordo com a associação, atualmente, mais de 17 mil consumidores já produzem a própria energia e economizam na conta de luz.