Eólicas e solares registram 3,2 GW em pedidos de outorga

10/11/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela Mega What

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) registrou 3.285,416 MW em requerimentos de outorga (DRO) das fontes eólica e solar fotovoltaica em diversos estados. Os despachos foram publicados na edição desta quarta-feira, 10 de novembro, do Diário Oficial da União.

Na Bahia, o registro foi para as UFVs Santa Luzia 1 a Santa Luzia 3 , somando 90 MW de potência instalada, localizadas no município de Caetanópolis e de titularidade da Citilux, e para as UFVs SDB Solar 1 a SDB Solar 6 , totalizando 144 MW, localizadas no município de Morro do Chapéu.

No Mato Grosso, houve registro da UFV Mega Solar , com 30 MW, na cidade de município de Cuiabá, e das UFVs Ribeirãozinho 1 a Ribeirãozinho 19 , totalizando 914,242 MW, localizadas no município de mesmo nome.

Ainda da fonte solar fotovoltaica, houve registro para as UFVs Verdão 1 a Verdão 6 , totalizando 300 MW, no município de Aparecida do Taboado, e para as UFVs Paraíso 1 a Paraíso 3 , totalizando 150 MW, em Campo Grande, todas no estado do Mato Grosso do Sul.

No Piauí, o registro foi para as UFVs Enermax 1 a Enermax 13 , num total de 618,75 MW, localizadas no município de Pio IX. Já em Minas Gerais o aval foi para as UFVs GS Rumo Norte 1 a GS Rumo Norte 6 , totalizando 248,82 MW, na cidade de Montes Claros, e as UFVs Walter Froes 3 a Walter Froes 5 , somando 150 MW e visando à Produção Independente de Energia Elétrica (PIE), localizadas no município de Várzea da Palma.

Da fonte eólica, no estado do Ceará, o DRO foi para as usinas Viçosa V , Viçosa VI , Viçosa VII e Viçosa VIII , totalizando 354 MW, localizadas no município de Ubajara. Já no Rio Grande do Norte, o aval foi para as eólicas Oeste Seridó XIV, Oeste Seridó XV, Oeste Seridó XVII, Oeste Seridó XIX e Oeste Seridó XXI a Oeste Seridó XXVI , num total de 285,6 MW, localizadas nos municípios de Equador, Parelhas e Carnaúba dos Dantas.

Foram alteradas, ainda, a pedido da Ágata Energia , as potências instaladas e as coordenadas geográficas das UFVs Santa Cecília 1 a Santa Cecília 4, que passam a ter 44,4 MW cada, localizadas no município de Arinos, no estado de Minas Gerais. Também foram excluídas as outorgas das UFVs Santa Cecília 5 a Santa Cecília 20.

Estudos de inventário

A autarquia também aprovou os Estudos de Inventário do rio Araguari , no trecho entre o remanso do reservatório da PCH Caiuá 3 e o canal de fuga da PCH Perdizes, localizado na sub-bacia 60, no estado de Minas Gerais, e determinou, ainda, que a Lafargeholcim (Brasil) possa exercer o direito de preferência referente ao aproveitamento PCH Cachoeira dos Macacos, observado o prazo de 60 dias da publicação deste despacho para solicitação do DRI-PCH e demais condições.

Também foi aprovada a Revisão dos Estudos de Inventário Hidrelétrico do rio Chopim entre a nascente e o remanso do reservatório da PCH Alto Chopim, integrante da sub-bacia 65, bacia hidrográfica do rio Iguaçú, no estado do Paraná, e determinou, ainda, que as empresas Enebras Projetos de Usinas Hidrelétricas e Estrela Indústria de Papel possam exercer o direito de preferência referente ao aproveitamento PCH Padre Ponciano, com 6,5 MW, observado o prazo de 60 da publicação deste despacho para solicitação do DRI.

Geração

Para início de operação comercial, foi liberada a unidade geradora UG10, de 4,2 MW, da eólica Cumaru II . De titularidade da Enel Green Power, a usina está localizada no município de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.

Também da Enel Green Power, mas na modalidade em teste, foram liberadas as UG6 e UG7, de 5,5 MW cada, da eólica Pau Ferro II, em Pernambuco, e as UG1 a UG8, de 1,793 MW cada, da UFV São Gonçalo 17, no Piauí.

Ainda em teste, foram liberadas as UG13 a UG15, de 4,2 MW cada, da eólica Ventos de Santa Martina 14, no Rio Grande do Norte, e a UG2, de 5,5 MW, da eólica Ventos da Bahia XIII, na Bahia.