Escola da Liberdade ganha 66 painéis de energia solar e melhora climatização para os alunos

22/07/20 | São Paulo

Jornalesp.com 

A Escola Municipal da Liberdade Paulo Freire, no bairro Liberdade, em São João do Arraial, é referência por ser uma das primeiras escolas a se adequaram ao ensino em tempo integral no Estado do Piauí.

Por conta do atendimento nos dois turnos, a instituição ganhou 66 painéis solares, que vão melhorar o consumo de energia na unidade, reduzir gastos e garantir melhor aproveitamento de equipamentos.

De acordo com a prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima, a instalação dos painéis é a realização de um sonho da gestão municipal. “Ficamos muito contentes por saber que esse sistema de energia vai proporcionar melhores condições de conforto para crianças e professores que atuam na escola, melhorando a qualidade do ensino. Também estamos gratos pela apoio sempre presente do deputado Francisco Limma, que destinou recursos para esse projeto”, destaca Vilma.

Os recursos utilizados para a compra e instalação das placas fotovoltaicas são provenientes de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, destinados pelo deputado estadual Francisco Limma (PT).

Os painéis contemplarão a maior parte estrutura disponível no prédio, dispensando, em quase sua totalidade, a utilização da rede de energia da Equatorial, como explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Rosinha Lima.

“O uso constante e simultâneo dos equipamentos em geral causava muita oscilação durante os turnos da escola. Com o sistema instalado, assim que retornarmos às aulas, estaremos num período mais quente, o que vai requerer ainda mais climatizadores. Estamos confiantes que a qualidade de ensino vai melhorar ainda mais”, pontua.