Escola do Ceará é a 17ª do Estado a receber energia solar

05/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

Projeto do Poder Público prevê a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais até 2023

Visando atender a uma das premissas do Governo do Ceará, a qual prevê que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e com eficiência energética, uma série de escolas públicas passaram a funcionar no Estado com o uso de sistemas de energia solar em suas dependências.

Em setembro deste ano, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor Gentil Barreira , localizada no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza (CE), foi o 17º prédio da rede pública estadual de ensino a receber a instalação de módulos fotovoltaicos.

A solenidade foi comandada pela governadora Izolda Cela (sem partido), ao lado do secretário da Infraestrutura, Lúcio Gomes; e da secretária-executiva da Educação, Jucineide Fernandes.

A estimativa de economia nas contas de energia elétrica será de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. As obras contam com investimento de R$ 8,8 milhões, com recursos obtidos por meio do FIEE (Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará).

Energia solar nas escolas

O projeto de instalação de painéis solares em escolas estaduais é desenvolvido pelo Seinfra (Secretaria da Infraestrutura) em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação), prevê, até o início de 2023, a implantação da energia solar em 32 escolas estaduais, distribuídas em 31 municípios de todas as regiões do Estado. Destas, 17 já estão em funcionamento.