Espírito Santo supera 6 mil sistemas de energia solar na geração distribuída

09/02/21 | São Paulo

ES Hoje

O Espírito Santo superou a marca de 6 mil conexões operacionais de energia solar na geração distribuída (hoje com 6.281 sistemas instalados), segundo apuração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Os projetos estão espalhados por 78 municípios (100% do estado) e atendem 7.246 consumidores capixabas de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

De acordo com a entidade, a região possui 84,9 megawatts (MW) de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A potência instalada da fonte fotovoltaica coloca o estado na décima sétima posição do ranking nacional da Absolar. O território capixaba responde sozinho por 1,8% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

Para Vitor Romero, coordenador estadual da Absolar no Espírito Santo, o estado desponta como um importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os paranaenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Para o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.