Estádio do Galatasaray bate recorde de energia solar e entra no Guinness

14/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Canal Solar

Recorde mundial foi atingido graças à instalação de 10.404 painéis solares na cobertura do Nef Stadyumu

O atribuiu ao estádio Nef Stadyumu, em Istambul, na Turquia, o recorde mundial de maior produzida por um único complexo esportivo, com 4,2 MW.

O recorde foi atingido graças à instalação de 10.404 painéis solares na cobertura do estádio – que é casa do Galatasaray , o clube de futebol de maior sucesso na Turquia, fundado em 1905, por onde já atuaram grandes nomes do futebol brasileiro.

Entre eles, o ex-goleiro Taffarel, que defendeu o clube entre 1998 e 2001, além do volante Felipe Melo, atualmente no Fluminense, e do ex-meio campista Elano, que no Brasil possui grande identificação com a torcida do Santos.

A instalação do sistema fotovoltaico foi concluída em março deste ano , tendo sido realizada pela empresa turca Enerjisa Enerji , que também ficou responsável pela gestão da energia gerada no local.

A instalação também conta com 36 peças de inversores da série HT de 120 kW da GoodWe que ajudam o Galatasaray a suprir quase dois terços (63%) de suas necessidades elétricas, com o restante sendo fornecido pela rede pública local.

Ao todo, a energia gerada no estádio equivale ao consumo de duas mil residências , permitindo também a redução de 3.250 toneladas de carbono por ano. Até o momento, a instalação já proporcionou ao clube turco uma economia de mais de € 385 mil.