Estado do Rio de Janeiro ultrapassa 20 mil conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos

09/02/21 | São Paulo

Portal OZK

O estado do Rio de Janeiro acaba de atingir a marca 20.635 conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 92 municípios (100% da região), segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Atualmente, são cerca de 23.817 consumidores fluminenses de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Segundo a entidade, o Rio de Janeiro está entre os dez estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração distribuída. A região possui 187,8 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada de energia solar distribuída no Rio de Janeiro coloca o estado na oitava posição do ranking nacional da ABSOLAR.O território fluminense responde sozinho por 4,0% de todo o parque brasileiro de energia solar distribuída.

Para Camila Nascimento, coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio de Janeiro, o estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os fluminenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica tem função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.