Estudante brasileiro de Engenharia Elétrica cria forno movido a energia solar que atinge 400 °C

25/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Click Petróleo e Gás

Estudante do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolve fogão elétrico para fugir da crise. O engenheiro desenvolveu um fogão movido a energia solar que pode atingir 400 ºC.

Com foco em desenvolver um projeto que pode ajudar pessoas necessitadas, o estudante chamado Leonardo Barsotti criou um projeto de fogão movido a energia solar . Com a alta do botijão de gás, a ideia pode contribuir na vida de muita gente. Barsotti é aluno do Instituto Mauá de Tecnologia e teve a ideia de desenvolver o fogão elétrico para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Fogão movido a energia solar utiliza módulo fotovoltaico

O estudante conta que sempre foi interessado pela energia solar e que sempre estudou em escolas que o permitia conhecer lugares onde não havia muito acesso à energia elétrica. Logo, a ideia de construir um fogão elétrico que pode ser movido a energia solar foi algo espontâneo.

O projeto do fogão movido a energia solar é uma ideia que objetiva suprir as demandas atuais no Brasil, atendendo a área alimentícia do país. O projeto funciona com o uso de um módulo fotovoltaico, que fica instalado dentro de um circuito com transformador.

A voltagem do painel solar passa por esse transformador e, dentro desse circuito, ele funcionará com 9 volts, passando por um circuito de potência, responsável por mandar um sinal que é transformado em temperatura.

O fogão elétrico é acompanhado por um sensor de temperatura que funcionará para regular esse calor. Caso o projeto do estudante seja utilizado no modo automático, o usuário pode colocar a temperatura que desejar, no modo manual existe a possibilidade de escolher entre as temperaturas baixa, média ou alta.

Fogão movido a energia solar pode chegar a 200ºC em apenas 5 minutos

O forno tem capacidade para gerar até 400ºC e com apenas 5 minutos de funcionamento, possui capacidade de chegar aos 200º. A ideia é que o fogão elétrico do estudante tenha um banco de bateria, que pode deixar carregando ao sol em um bom dia, e assim conseguir continuar funcionando caso o dia esteja nublado, porque ele estará carregado. Entretanto, sem esse componente, deixando ele ao sol, já é possível usar o fogão movido a energia solar.

Com a atual situação do Brasil, diversas pessoas estão passando por dificuldades financeiras e estão voltando a usar lenha para cozinhar ou esquentar seus alimentos. O projeto do estudante facilitaria para essa parte da população ter acesso a esse item básico.

O estudante destaca ainda que há melhorias a serem feitas antes que o produto siga para o mercado, mas que é possível e está nos planos dele ampliar esse projeto.

Pesquisadores da UFRN criam fogão movido a luz do sol

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveram um fogão que utiliza a luz do sol para gerar calor. Este fogão que utiliza a fonte renovável, gratuita e que tem de sobra no país é uma ótima opção para circular a crise e superar o momento de adversidades.

Além de não utilizar o gás de cozinha, o fogão foi desenvolvido por materiais descartados ou de baixo custo, como espelhos e sucatas. De acordo com os inventores, para a produção deste protótipo, foram gastos apenas R$ 150.

Além disso, embora a queima do gás de cozinha seja considerada limpa, isto é, sem emitir nenhum poluente, há opções que são ainda mais sustentáveis, como a desenvolvida pelos pesquisadores da UFRN, tendo em vista que além de aproveitar uma energia limpa, também utiliza materiais que talvez não seriam reciclados.

Desta forma, a iniciativa contribui ainda mais com o meio ambiente, tornando o fogão que utiliza energia solar uma ótima opção, caso chegue ao mercado.