Estudante cria painel solar feito de resíduos orgânicos que produz energia sem luz direta

27/03/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Com o objetivo de tornar a geração de energia solar ainda mais eficiente, o jovem estudante de engenharia elétrica Carvey Maigue desenvolveu uma nova tecnologia para essa área. Ele inventou um painel solar que capta a luz ultravioleta (UV) que atravessa as densas coberturas de nuvens, garantindo geração de energia mesmo sem a incidência direta de luz.

Maigue foi nomeado o primeiro vencedor global de sustentabilidade do James Dyson Awards (Foto: James Dyson Foundation )

De acordo com Maigue, testes preliminares mostram que o painel solar AuREUS pode produzir energia quase em 50% do tempo, à frente dos 15% a 22% dos painéis solares convencionais. Com a invenção, Maigue recebeu o Prêmio de Sustentabilidade do James Dyson Awards, premiação da Fundação Dyson para inventores.

“Um dia estava nublado e chuvoso e meus óculos, que normalmente reagem à luz do sol, escureceram. Eu entendi que mesmo quando está nublado e chuvoso, a luz ultravioleta ainda nos atinge. Painéis solares convencionais não podem absorver luz ultravioleta, é para isso que minha invenção oferece uma solução”, explicou Maigue em entrevista à fundação.

Painéis AuREUS

Segundo a Designboom, além de produzir energia solar sem luz direta, os painéis solares AuReus têm um elemento duplamente sustentável. “Um dos componentes mais importantes da minha invenção é proveniente de resíduos. Os compostos luminescentes orgânicos são derivados de frutas e vegetais reciclados”, afirma Maigue.

Segundo ele, os resíduos vegetais usados para criar os painéis AuREUS são provenientes de agricultores locais afetados por mudanças climáticas. Para monetizar essas perdas, diz ele, as colheitas estragadas podem ser reaproveitadas em energia solar inexplorada.

Através do uso dessas partículas, foi criado um novo tipo de filtro solar capaz de converter os raios ultravioleta em luz visível, gerando eletricidade.

Aplicações

De acordo com Maigue, os painéis solares AuREUS podem ser aplicados em janelas ou fachadas como revestimento fluorescente. A estratégia tem o objetivo de transformar qualquer edifício em um gerador solar, capturando os raios UV que refletem nas calçadas e nos edifícios ao redor.

“AuReus poderia se tornar parte de nossas roupas, nossos carros, prédios e nossas casas”, diz o Maigue, que não revelou quanta energia a tecnologia produz.