EUA e União Europeia planejam cooperação em energia limpa e mobilidade elétrica

13/03/23 | São Paulo

Reportagem publicada em Portal Solar

por: Ricardo Casarin

Iniciativa conta com diálogo sobre incentivos à indústria e possível acordo comercial para fortalecer a cadeia de fornecimento de baterias e matérias-primas

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) planejam estreitar a cooperação na transição energética, por meio de ações coordenadas na indústria de energia limpa. O tema foi discutido entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma reunião realizada na última sexta-feira (10/03).

Em um comunicado conjunto divulgado após o encontro, foi revelada uma negociação para que matérias-primas exploradas ou processadas na Europa tenham acesso facilitado ao mercado do país norte-americano. O objetivo é diversificar as cadeias de fornecimentos de minerais críticos e baterias.

O governo dos EUA e a UE ainda se comprometeram em um diálogo transparente no que se refere aos incentivos dados a indústria de energia limpa. “Para nós, é importante que ambos os lados saibam quais iniciativas serão realizadas para garantir esforços conjuntos de estímulo ao setor”, disse von der Leyen.

Conforme a Casa Branca, os dois lados reconhecem que grandes investimentos são necessários para garantir a transição energética e desenvolver uma base industrial, incluindo baterias para carros elétricos e hidrogênio verde.

Por isso, é necessário um diálogo com o bloco europeu para garantir que os programas de incentivos sejam coordenados, evitando problemas no comércio transatlântico. “Estamos trabalhando para evitar uma competição de soma zero, de forma que nossos incentivos maximizem a criação de empregos.”