EUA pretendem cortar custos de energia solar em 60% até 2030

26/03/21 | São Paulo

Reportagem publicada em O Petróleo

O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) estabeleceu uma meta para cortar o custo da energia solar em 60% nos próximos 10 anos.

O DoE também está fornecendo quase US $ 128 milhões em financiamento para reduzir custos, melhorar o desempenho e acelerar a implantação de tecnologias de energia solar.

Ele disse que os investimentos apóiam as metas climáticas do governo Biden-Harris e abrirão o caminho para uma descarbonização acessível do sistema de energia e uma economia robusta de energia limpa.

O DoE está acelerando sua meta de custo solar em escala de utilidade para 2030 em cinco anos, estabelecendo uma nova meta de reduzir o custo atual de 4,6 centavos por quilowatt-hora (kWh) para três centavos / kWh até 2025 e dois centavos / kWh até 2030.

A secretária de Energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm (foto), disse: “Em muitas partes do país, a energia solar já é mais barata do que o carvão e outros combustíveis fósseis e, com mais inovação, podemos cortar o custo novamente em mais da metade em uma década.

“Esta primeira onda de financiamento nos ajudará a adicionar energia limpa ainda mais acessível à rede, empregos para as comunidades em todo o país e nos colocará no caminho certo em direção à meta do presidente Biden de 100% de eletricidade limpa até 2035.”

O novo financiamento – através do Escritório de Tecnologias de Energia Solar do DoE – apoiará o avanço de dois materiais usados ??para fazer células solares: perovskitas e filmes finos de telureto de cádmio (CdTe).

O DoE está fornecendo US $ 40 milhões para P&D de perovskita para 22 projetos.

O objetivo é promover dispositivos fotovoltaicos de perovskita e pesquisa e desenvolvimento de fabricação, bem como desempenho por meio da formação de um novo centro de testes de US $ 14 milhões para fornecer validação neutra e independente do desempenho de novos dispositivos de perovskita.

Outros US $ 3 milhões irão para o Prêmio de Startup de Perovskite, que visa acelerar o caminho dos empresários para a comercialização de tecnologias de perovskita, fornecendo capital inicial para suas empresas recém-formadas.

Cerca de US $ 20 milhões ajudarão o Laboratório Nacional de Energia Renovável a estabelecer um consórcio para promover tecnologias solares de película fina de CdTe mais baratas.

“O consórcio avançará com técnicas de manufatura de baixo custo e capacidades de pesquisa doméstica para aumentar as oportunidades para trabalhadores e empresários dos EUA de capturar uma porção maior do setor de manufatura solar global de US $ 60 bilhões”, disse DoE.

Além disso, o DoE anunciou US $ 7 milhões como parte de uma nova oportunidade de financiamento para projetos para aumentar a vida útil de sistemas fotovoltaicos baseados em silício de cerca de 30 para 50 anos.

O objetivo é melhorar os componentes do sistema fotovoltaico, como inversores, conectores, cabos, racks e rastreadores.

O financiamento também vai para a promoção de projetos de energia térmica solar concentrada (CSP), com US $ 33 milhões para adiantamentos de CSP e US $ 25 milhões para demonstrar as usinas CSP de próxima geração.