Europa terá 1 milhão de trabalhadores no setor solar em 2025

27/09/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

Continente registrou crescimento de 39% na força de trabalho em 2022, atingindo 648 mil empregos, mostra pesquisa da SolarPower Europe

A União Europeia deverá contar com 1 milhão de trabalhadores no setor de energia solar em 2025, mostra estimativa da SolarPower Europe. A projeção anterior da entidade era de que esse número só seria alcançado em 2030. A pesquisa indica que a força de trabalho no mercado fotovoltaico cresceu 39% no continente em 2022, atingindo 648 mil empregos.

A maior parte dos postos de trabalho relacionados a energia solar no bloco é dedicada ao segmento de instalação, respondendo por 84% do total. A operação e manutenção de usinas representa 8%, enquanto a manufatura de equipamentos fornece 7% dos trabalhos do setor.

De 2021 a 2022, a força de trabalho aumentou em quase 200 mil pessoas na Europa, refletindo o crescimento do mercado de energia solar. A expectativa da SolarPower Europe é que o setor alcance 800 mil empregos em 2023 e 1,2 milhão em 2027.

Empregos por País em energia solar na Europa

A Polônia é o país líder em criação de empregos solares no bloco europeu, principalmente em razão do rápido crescimento das instalações residenciais, com quase 150 mil trabalhadores. Espanha e Alemanha vem a seguir, com cerca de 100 mil postos de trabalho.

A entidade alerta que, diante do crescimento da demanda por mão-de-obra, os trabalhadores precisaram ser capacitados para garantir a qualidade e segurança de equipamentos e instalações fotovoltaicas. “Estamos preenchendo a lacuna da quantidade e precisamos redobrar nossos esforços na questão da qualidade dos trabalhadores”, disse a CEO da SolarPower Europe, Walburga Hemetsberger.