Exclusivo/ONS: Nordeste bate recorde de geração solar; poderia suprir 30,5% da demanda regional

22/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pela Agência Estado

O Nordeste bateu mais um recorde de geração instantânea solar no último sábado, 16, às 11h20, quando atingiu 2,984 gigawatts (GW), segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). O volume seria suficiente para abastecer 30,5% da demanda da região naquele minuto.

Ainda de acordo com cenários traçados pelo Operador, o aumento crescente da micro e mini geração solar distribuída, ou seja, a energia produzida pelos painéis solares que ficam em nos telhados das residências, terrenos e empresas, deverá sair dos atuais 11,9 GW, em 2022 para 20 GW em 2025, segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A energia solar atualmente é a terceira maior fonte de energia elétrica do País, perdendo apenas para as hidrelétricas e usinas eólicas, segundo informou esta semana a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR). Até dezembro de 2026, a energia solar deve alcançar uma fatia de 4,9% do Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo o ONS.

Ontem, 21, a geração solar supriu 2,2% de toda a carga de energia do País, enquanto a energia eólica correspondeu a 16,8% do total, ajudada pelos ventos de julho.