Expansão da energia solar favorece oportunidades de trabalho

20/07/18 | São Paulo

Revista O Setor Elétrico 

Segundo a ABSOLAR, para cada MW instalado são criados de 25 a 30 postos de trabalho

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério de Minas e Energia, cerca de R$ 8 bilhões devem ser investidos no país até 2021 para os 49 novos empreendimentos solares contratados nos últimos leilões de energia A-4. Dessas, 29 foram contratadas em abril e a previsão é de que entrem em operação até 2022. A expansão de usinas solares no Brasil, além da garantia no aumento da geração de energia por fontes renováveis, também oferece um campo de atuação profissional cada vez mais promissor.

A estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é de que em 2018 as novas instalações produzam mais de 3.000 MW de energia, e, para cada MW, são criados de 25 a 30 postos de trabalho. “É uma oportunidade que se abre para os profissionais com especialização em energias renováveis, que realmente detêm conhecimentos técnicos, operacionais e de tomada de decisão a respeito desse assunto das áreas de engenharia, tecnologia e arquitetura, entre outras”, diz J. R. Simões Moreira, coordenador do curso Energias Renováveis, Geração Distribuída e Eficiência Energética, do Programa de Educação Continuada (PECE) da Escola Politécnica da USP.

“Para suprir essa demanda de mercado e para que o Brasil avance na produção de energia limpa, é importante que haja profissionais realmente capacitados para lidar com as novas tecnologias. No âmbito do curso, foram iniciadas empresas de ex-alunos e também temos a satisfação de termos formado profissionais que estão à frente de grandes empreendimentos energéticos no país”, conclui o coordenador do curso.