Fernando de Noronha ganha carregador solar público para veículos elétricos

03/03/21 | São Paulo

Jornal do Comércio

Em parceria com a administração do arquipélago de Pernambuco, Renault, WEG e Polo Engenharia Elétrica & Fotovoltaica inauguram hoje um ecoposto público para o carregamento dos carros eletrificados que já rodam por lá. A iniciativa é mais uma etapa do programa Noronha Carbono Zero, que, entre outras ações, proíbe a entrada de veículos movidos a combustão a partir de 2022, buscando reduzir as emissões de gás carbônico (CO2).

O ecoposto pode abastecer até seis carros simultaneamente e gera 26 MWh por ano, equivalente a 180 mil quilômetros rodados sem emissões de CO2. A recarga dos automóveis é feita à base de energia solar, através de placas fotovoltaicas instaladas em uma cobertura de 90 metros quadrados. A instalação também produz eletricidade para a população local.

“Com a entrega do ecoposto à população, damos continuidade ao projeto do governo de Pernambuco de reduzir a poluição atmosférica em Fernando de Noronha, utilizando formas ambientalmente corretas de abastecimento, com energia renovável e automóveis que não agridam o meio ambiente”, declara Guilherme Rocha, administrador do arquipélago.

Os primeiros veículos 100% elétricos de Fernando de Noronha foram entregues pela Renault em junho de 2019. Hoje, há 28 carros zero-emissões da marca circulando pelo arquipélago: três modelos Zoe, dois Twizy e um Kangoo Z.E. foram cedidos para uso oficial da administração local, enquanto outros 22 Kangoo Z.E. foram comprados por empresários locais para suas atividades diárias.