FNE Sol é apresentado a empresários e autoridades do Cariri

01/08/16 | São Paulo

Maxpress

Mais de duzentos empresários, autoridades, especialistas do setor e parceiros institucionais do Banco do Nordeste na região do Cariri, conheceram na última quarta-feira (20/07) a nova linha de financiamento do Banco do Nordeste à micro e à minigeração distribuída de energia elétrica, o FNE Sol.

O evento aconteceu no auditório da UniLeão (Unidade Lagoa Seca), em Juazeiro do Norte.

O FNE Sol foi apresentado pelo superintendente estadual do Banco do Nordeste no Ceará, João Robério Pereira de Messias.

O evento foi prestigiado por representantes do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Juazeiro do Norte e região (Sindindústria), da Coelce, da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará, da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), entre outros.

O crédito é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações. “O cliente é beneficiado tanto por consumir energia renovável e limpa, quanto por ter economia financeira. Inicialmente, o custo é neutro.

O financiamento é compensado pela redução do consumo, pois as parcelas do financiamento são calculadas tomando como parâmetro o valor economizado na conta de energia. Depois, tem-se a diminuição significativa dessa despesa.

O estado do Ceará tem um potencial muito grande nesta matriz energética", explica o superintendente João Robério.

A programação do evento contou com a palestra “Panorama das Energias Renováveis”, proferida pelo presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Estado do Ceará, diretor da Associação Brasileira de Energia Solar – ABSOLAR e consultor de energias da FIEC, Jurandir Picanço.

Além de breve apresentação institucional da Globo Brasil, pioneira na produção de painéis solares no país e de depoimento do diretor da Unileão, Jaime Romero, que compartilhou com o público a experiência do Centro Universitário, com a adoção da energia solar fotoelétrica, frisando que a expansão do projeto está em vias de ser financiada pelo FNE Sol.

Na ocasião, também foi assinado por Ronaldo Alves Moreira, que atua no comércio varejista de artigos de joalheria, o primeiro contrato de aquisição da linha de crédito na região do Cariri. A empresa é cliente da agência Juazeiro Lagoa Seca.

A nova linha utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o FNE, e tem prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência. O investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação