Fonte solar aumenta participação na oferta interna de energia elétrica do Brasil em 2022

11/10/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

A participação da fonte solar fotovoltaica na oferta interna de energia elétrica do Brasil deve aumentar de 2,5% para 4,1% em 2022, indica a edição de outubro do boletim mensal de energia do Ministério de Minas e Energia (MME), publicado nesta segunda-feira (10).

Conforme o relatório, a oferta interna de energia elétrica do País deve registar aumento de 2,1%, alcançando 693,8 TWh, com mais de 84% gerado por fontes renováveis. Além da solar, devem apresentar algum aumento de participação a produção de hídricas, biomassa e eólicas.

As fontes nuclear, gás industrial e derivados de petróleo tem perspectiva de estagnação, enquanto o gás natural e o carvão tem previsão de queda de representatividade ao final do ano.

Crescimento da GD solar


O boletim ainda destaca a continuidade do crescimento da fonte solar por meio da geração distribuída (GD), com tendência de aumento de mais de 80% da capacidade instalada em 2022 em relação ao ano passado.

Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a GD solar encerrou 2021 com 9,28 GW operacionais. Atualmente, o segmento acumula 13,73 GW no País.