Fortaleza ganha primeira estação de metrô com energia solar

14/07/21 | São Paulo

Reportagem publicada no PROCEL Info

Em Fortaleza, no bairro Demócrito Rocha, está ocorrendo o processo de conclusão do primeiro ponto de metrô com energia solar, na estação Juscelino Kubitschek. O equipamento possui 588 placas fotovoltaicas e está em etapa de finalização, com os outros itens já instalados.

A operação do sistema será autorizada pela Enel Distribuição Ceará, fornecedora de energia elétrica do estado, o que possibilitará, assim que o processo de instalação de toda a estrutura for finalizado, a realização de todos os testes antes do início do funcionamento.

“O Metrô, por ser um sistema eletrificado, já contribui de forma efetiva para redução de emissão de poluentes. A partir dessa iniciativa para geração de energia solar, buscamos consolidar nosso compromisso com uma agenda de serviços comprometidos com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”, detalha Igor Ponte, diretor-presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos.

A energia solar produzida pela estação de metrô será transferida para a rede elétrica de Fortaleza. Depois, ela será revertida para o metrô como crédito em geração elétrica, resultando em compensações nas contas de luz da companhia.

O Governo estima que a quantidade de energia gerada pela estação JK e pela Estação Padre Cícero – que também está contando com o recebimento de placas solares – será suficiente para responder à demanda elétrica de ao menos quatro estações da Linha Sul.

Atualmente, a Estação Padre Cícero, que será a segunda unidade com produção de energia solar em Fortaleza, está se preparando para receber as placas solares e outras peças do sistema fotovoltaico. Ao todo, distribuídas entre as duas estações, foram utilizadas 882 placas fotovoltaicas. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estuda ampliar o projeto para outras estações.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.