Furnas fará leilão de energia ‘incentivada’ em contratos de longo prazo

21/09/20 | São Paulo

Finanças Yahoo! 

Marcado para 12 de novembro, o certame é exclusivo para geradores que buscam viabilizar novos empreendimentos das fontes eólica e solar A estatal Furnas anunciou que fará um leilão para compra da produção futura de usinas de energia “incentivada” em contratos de longo prazo.

Interessados no leilão poderão ofertar quatro produtos: duas entregas de energia eólica e duas de solar nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste de 2024 a 2038. A companhia não explicitou quanto pretende contratar de energia.

“A demanda total e por produto vai depender da oferta que teremos durante o leilão”, afirmou, em nota, o gerente de comercialização de Furnas, Rodrigo Nascimento Marques.

No comunicado sobre o leilão, a subsidiária da Eletrobras observou que a energia vendida no certame ainda contaria com os descontos tarifários oferecidos às fontes “incentivadas” (eólica, solar, biomassa e PCHs). A Medida Provisória 998/2020, editada no início de setembro pelo governo federal, prevê a retirada desses subsídios após um período de transição.

O edital está disponível no site da empresa. O prazo para envio dos termos de adesão e documentos de habilitação das empresas geradoras interessadas vai até 23 de outubro.

Tendência

Os leilões “privados” de compra de energia no mercado livre (ACL) têm sido uma tendência no setor elétrico.

Nesta semana, a Engie divulgou a realização de dois certames do gênero. Agendados para outubro, os leilões vão comprar energia de longo prazo, a ser entregue no submercado Sudeste/Centro-Oeste, e destinada ao suprimento do ACL.

No caso da Engie, o primeiro certame, em 13 de outubro, prevê a compra de energia de projetos eólicos ou solares em desenvolvimento, implantação ou operação, por um prazo de 15 anos (2023 a 2037). Já na segunda licitação, em 15 de outubro, não há restrição de fonte incentivada, o prazo é de 5 anos (2022 a 2026) e podem participar, além de geradores, comercializadores, produtores independentes e autoprodutores de energia.