Galp entra no mercado de energia solar no Brasil

21/10/21 | São Paulo

Reportagem publicada pela agência NE9

A Galp anunciou nesta terça-feira (19/10) aquisição de dois projetos de geração de energia solar fotovoltaica nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, com capacidades de 282 MWp e 312 MWp, respectivamente. São os primeiros investimentos da empresa portuguesa em projetos de energia renovável no Brasil.

“Com estas transações, a Galp ganha acesso a ativos de elevada qualidade num país onde a empresa está presente há mais de 20 anos e que se encontra entre os 10 principais países no mundo com maior procura de energia e com a ambição de duplicar a sua capacidade instalada atual de geração de solar e eólica para 40 GW em 2030”, informou a empresa.

Os projetos devem entrar em operação comercial antes de 2025 e fazem parte da estratégia da Galp de transformação do seu perfil de negócios e a redução da pegada de carbono.

A empresa conta agora com portfólio com 4,7 GW de potência, em Portugal, Espanha e Brasil. A meta é ter 4 GW em operação até 2025 e 12 GW até 2030.

Em fevereiro do ano passado, a empresa anunciou que vai destinar entre 10% a 15% do seu investimento para desenvolver um portfólio de geração de eletricidade de fonte renovável.

A Galp é uma das principais sócias da Petrobras no desenvolvimento da produção do pré-sal brasileiro. Tem participação também no projeto Bacalhau, operado pela Equinor no pré-sal da Bacia de Santos.