Geração de energia fotovoltaica da China aumenta 23,4% no primeiro semestre

01/08/21 | São Paulo

Reportagem publicada no Xinhuanet Portuguese

A geração de energia fotovoltaica da China cresceu 23,4% ano a ano no primeiro semestre de 2021 em meio aos esforços do país para atingir o pico das emissões de dióxido de carbono e alcançar a neutralidade de carbono, mostraram dados oficiais.

No período de janeiro a junho, a geração de energia fotovoltaica do país foi de 157,64 bilhões de kWh, de acordo com Wang Dapeng, funcionário da Administração Nacional de Energia.

A capacidade instalada de geração de energia fotovoltaica recém-adicionada totalizou 13,01 milhões de quilowatts no período, e a capacidade instalada acumulada de geração de energia fotovoltaica atingiu 268 milhões de quilowatts no final de junho, disse Wang.

Em junho, a China anunciou que encerraria os subsídios para novas usinas fotovoltaicas centralizadas, projetos fotovoltaicos distribuídos e projetos de energia eólica onshore do orçamento do governo central em 2021 e que alcançaria a paridade da rede.

Em vigor a partir deste domingo, as políticas visam promover o uso eficiente de recursos e o desenvolvimento de alta qualidade de novas indústrias de energia, como fotovoltaica e eólica, de acordo com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.