21/05/21 | São Paulo
Reportagem publicada no Diário do Nordeste Online
Desta vez, os raios solares chegaram a gerar 658 MW médios, montante que representa 5,8% da demanda de carga de toda a região nordestina.
Atenção! A região Nordeste registrou ontem, 20, o recorde de geração média solar fotovoltaica, de acordo com o monitoramento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Desta vez, os raios solares chegaram a gerar 658 MW médios, montante que representa 5,8% da demanda de carga de toda a região nordestina.
O recorde anterior era de 26 de abril de 2021, com 645 MW médios.
A previsão é de que a geração de energia de fonte solar chegará ao fim deste ano representando 2,4% da matriz elétrica brasileira.
A geração da fonte solar é acompanhada pelo ONS desde setembro de 2015.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Com certificação internacional do Great Place to Work (GPTW), o ONS tem centros de monitoramento, com equipes atuando 24 horas durante todos os dias da semana, espalhados por quatro estados: Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.
O ONS é integrado por membros associados e membros participantes, que são as empresas de geração, transmissão, distribuição, consumidores livres, importadores e exportadores de energia. Também participam o Ministério de Minas e Energia (MME) e representantes dos Conselhos de Consumidores.
O blecaute e o armazenamento de energia elétrica
O que é que a Bahia tem? Tem potencial solar como ninguém!
Desafios e oportunidade da energia solar no Nordeste
Energia solar: mais empregos e competitividade para a indústria
As tarifas de transmissão e o desenvolvimento da fonte solar