Geração solar centraliza supera 6 GW de potência operacional no Brasil

09/09/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Portal Solar

A geração solar centralizada ultrapassou a marca de 6 GW de potência operacional no Brasil, mostra mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O segmento é composto por usinas de grande porte que fornecem eletricidade para o mercado cativo e livre de energia.

Conforme a entidade, o setor já trouxe mais de R$ 29,2 bilhões em investimentos e gerou mais de 182,4 mil empregos acumulados, além de proporcionar uma arrecadação de R$ 9,8 bilhões aos cofres públicos.

Atualmente, as usinas solares de grande porte operam em dez estados brasileiros, nas regiões Norte (Rondônia e Tocantins), Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte) e Sudeste (Minas Gerais e São Paulo).

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, o avanço da energia solar centralizada é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do País. A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos no ano passado. Graças à versatilidade e agilidade da tecnologia solar, são menos de 18 meses desde o leilão até o início da geração de energia elétrica”, comentou Sauaia.