Geração solar no RJ ultrapassa 77,5 mil conexões

12/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Brasil Energia

O estado do Rio de Janeiro possui atualmente 77,5 mil conexões operacionais de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A região conta com 666,1 MW em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, atingindo mais de 90 mil consumidores.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio de Janeiro mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos, 19,9 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

Os dados são da Absolar. A potência instalada no território fluminense coloca o estado na nona posição do ranking nacional da entidade, segundo a qual o Rio de Janeiro responde sozinho por 4,1% de toda a potência instalada na modalidade.

Os consumidores interessados em instalar sistemas fotovoltaicos têm cerca de seis meses para aproveitar regras mais vantajosas, previstas no marco legal da geração própria de energia renovável: segundo a lei n° 14.300/2022, consumidores que protocolarem o pedido de conexão até o dia 7 de julho deste ano terão um período de transição mais longo para a cobrança pelo uso da rede, com dois anos a mais, até 2030. Já para protocolos feitos a partir de 7 de julho de 2023, o período de transição se encerra em 2028.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, o crescimento no RJ está ligado principalmente a fatores como o alto custo da energia elétrica no país, a queda dos preços da energia solar e facilidade de financiamento com taxas atrativas.