Gestão Ambiental: Energia solar fotovoltaica

07/03/18 | São Paulo

Diário do Nordeste

O Brasil acaba de atingir a marca histórica de 200 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica instalados em residências, comércios e serviços, indústrias, edifícios públicos e na zona rural. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o País possui atualmente 23.175 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, que representam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos acumulados. Segundo o mapeamento da ABSOLAR, a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica, lidera com folga o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com mais de 99% das instalações do País.

A fim de recompor os espaços vazios e proporcionar melhoria na qualidade de vida dos fortalezenses, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), iniciou, no dia 24 de fevereiro, programa de recuperação e compensação arbórea da cidade, com o plantio de três mil mudas de árvores nativas em praças, parques e canteiros centrais, referentes à compensação ambiental das 981 árvores que caíram ou foram suprimidas preventivamente em 2017. A ideia é aproveitar o período de chuvas para garantir a sobrevivência das mudas.

Capacitação Solar

A Sou Energy Solar está apostando em capacitação e junto ao Instituto de Formação Técnica (IFT) está promovendo o curso de "Instalação de Sistema Solar Fotovoltaicos" nos dias 10, 17 e 24 de março. Já que segundo a ABSOLAR para cada MW de energia solar fotovoltaica instalados, são gerados de 25 a 30 postos de trabalho no Brasil.