Goiás e Mato Grosso ultrapassam a marca de 200 MW operacionais em geração solar distribuída

21/09/20 | São Paulo

PORTAL SOLAR 

Estados ocupam, respectivamente, a sexta e a quinta posição no ranking de GD no Brasil

Goiás e Mato Grosso ultrapassaram a marca de 200 megawatts (MW) operacionais em geração distribuída (GD) a partir da fonte solar, aponta levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Os estados ocupam, respectivamente, a sexta e a quinta posição no ranking de GD no Brasil. Dados recentes da entidade mostram que a modalidade já representa 53% da geração solar do país.

De acordo com o mapeamento da associação, Goiás possui atualmente 12.942 sistemas em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Eles abastecem 17.090 consumidores, espalhados por 231 municípios. Com isso, 93,9% dos municípios goianos já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento. A GD solar goiana representa 5,7% da potência instalada total da modalidade no Brasil.

O presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, afirma que a região é estratégica no para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica. “O estado possui um grande potencial para a tecnologia fotovoltaica e, com a atual presença da solar na geração distribuída, o mercado contribui de forma significativa para o desenvolvimento sustentável e econômico de toda a região.”

Já o Mato Grosso possui 12.344 sistemas em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Eles abastecem 12.581 consumidores, espalhados por 134 municípios. Com isso, 95% dos municípios mato-grossenses já possuem pelo menos um sistema solar fotovoltaico em funcionamento.

De acordo com a ABSOLAR, a geração distribuída solar do Mato Grosso representa atualmente 5,9% da potência instalada total da modalidade no Brasil. “Um dos destaques no Mato Grosso é o município de Cuiabá. Sozinho é responsável por 32,7 MW operacionais e ocupa a quarta posição no ranking municipal de geração distribuída solar fotovoltaica, dentre todos os municípios do país”, aponta Sauaia.

O mapeamento da ABSOLAR mostra que a energia solar fotovoltaica atingiu 6.436 MW de potência instalada no Brasil, sendo 3.421 MW na modalidade GD e 3.014 MW na geração centralizada. Minas Gerais lidera o ranking estadual nas duas formas de geração, totalizando 671,5 MW de potência instalada em GD e 4.741,5 MW em geração centralizada.