Goiás é o 7º estado com maior potência de energia solar em telhados

12/01/23 | São Paulo

Reportagem publicada pela A Redação

O Estado de Goiás está entre os sete estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a região possui mais de 695,5 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

De acordo com a entidade, o território goiano responde sozinho por 4,4% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade. O estado possui mais de 59,4 mil conexões operacionais, espalhadas por 245 municípios, ou 99,6% dos 246 municípios da região. Atualmente são mais de 76,3 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou a Goiás a atração de mais de R$ 3,6 bilhões em investimentos, geração de mais de 20,8 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

“Vale destacar, portanto, que o estado de Goiás é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar de usinas fotovoltaicas em pequenos sistemas instalados pelos próprios consumidores. Também, a fonte representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas na região, aponta o novo coordenador estadual da Absolar em Goiás, Francisco Maiello.