Goiás é o quinto Estado em produção de energia solar

20/07/22 | São Paulo

Reportagem publicada pelo Empreender Goiás

Goiás é o quinto Estado brasileiro com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados e pequenos terrenos. Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), divulgado nesta quarta-feira, 20, o Estado possui mais de 541,3 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. O mapa também mostra Goiânia como a oitava cidade no ranking nacional, com potência instalada de 87,2 MW.

Segundo a ABSOLAR, o território goiano responde sozinho por 4,8% de toda a potência de energia solar instalada na modalidade. “O uso de energia solar teve um crescimento exponencial em Goiás e em Goiânia e tende a se intensificar muito”, afirmou ao EMPREENDER EM GOIÁS o coordenador estadual da ABSOLAR em Goiás, Francisco Maiello Neto. Ele acrescenta que a energia é um insumo essencial à vida de todos e pondera que a demanda por fontes energéticas está cada vez maior. “A energia solar é a mais democrática e talvez a única que pode ser utilizada em todo tipo de estabelecimento”, diz.

Goiás possui mais de 43,3 mil conexões operacionais, espalhadas por 245 municípios, o que corresponde a 99,6% do total. Atualmente, são cerca de 56,2 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica, aponta a entidade. Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Estado a atração de mais de R$ 2,8 bilhões em investimentos, geração de 16,1 mil empregos e arrecadação de R$ 729,7 milhões aos cofres públicos, conforme relatório da Absolar.

“A demanda sempre vai aumentar e as demais fontes de energia estão cada vez mais caras”, afirma Francisco. “Goiás é atualmente um importante centro de desenvolvimento de energia solar de usinas fotovoltaicas em pequenos sistemas instalados pelos próprios consumidores”, ressalta, acrescentando que a fonte representa um grande potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas na região.