Goiás Solar é elogiado em evento sobre energia renovável no Rio de Janeiro

10/10/17 | São Paulo

O Hoje

Lançado este ano pelo governo de Goiás para servir de suporte à política estadual de gestão voltada a geração e distribuição de energias renováveis, o Goiás Solar serviu de exemplo bem sucedido de políticas públicas com vistas à inovação energética no Brasil, durante a cerimônia de abertura da Brasil Solar Power Conferência e Exposição 2017, que ocorre nesta quarta (5) e quinta-feira (6), no Rio de Janeiro.

O congresso aborda nestes dois dias os principais temas sobre Geração Centralizada e Geração Distribuída, reunindo autoridades e os principais nomes do setor no Brasil e no mundo.

“A liderança e o pioneirismo no lançamento do programa Goiás Solar, demonstrou o comprometimento do estado em favor do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no País, motivo que orgulha todo o setor”, declarou o executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia.

De acordo com o diretor-presidente da instituição, Nelson Colaferro, o programa goiano é o melhor exemplo de sucesso recente na utilização de alternativas de financiamento nos âmbitos federal e estadual.

Ao considerar que Goiás caminha para ser o estado da geração de energia limpa, o governador Marconi Perillo disse que a grande meta é reduzir a zero a energia vinda de fontes sujas e não renováveis, como o caso da energia termoelétrica.

Marconi defende que o Goiás Solar seja considerado mais que um simples projeto de incentivo. Segundo ele, trata-se de uma política de Estado voltada para a instalação, difusão, pesquisa e o aprimoramento das fontes de energia renováveis.

A cidade histórica de Pirenópolis foi o primeiro município a receber um residencial, o condomínio Luciano Peixoto, no final de maio, com 149 habitações com sistema solar instalado e projetado para reduzir em até 70% a conta de energia das famílias.